Virtualização de Desktops

Reduza Custos Operacionais e de Energia Elétrica com a Virtualização de Desktops

 

A Virtualização de Desktops é uma tecnologia onde o sistema operacional e os aplicativos entregues ao usuário final estão separados da máquina física, rodando em um servidor, e acessado por outro dispositivo na ponta, podendo ser um Terminal de Virtualização ou mesmo um Tablet ou Smartphone. O Terminal de Virtualização, também chamado por muitos de Thin Client, é uma espécie de mini computador, o qual não possui: processador, memória, HD, coolers e fonte interna, utilizando os recursos de um computador (servidor) o qual está interligado.


Funcionamento

Ao invés de investir em um PC (desktop) de última geração para cada usuário (modelo tradicional), você investe em um Servidor com características e configurações mais robustas e para cada usuário pode-se utilizar equipamentos mais simples como Terminais de Virtualização, que são interligados ao servidor através da rede. Cada servidor pode suportar até 100 usuários (terminais).

desktop-virtualization


Redução de Custos

Embora o custo de aquisição inicial para implantação de um projeto de virtualização de desktops com Terminais de Virtualização já seja significativamente menor que o custo de um projeto tradicional com computadores convencionais, a maior redução acaba vindo nos custos posteriores, como:

  • Custos com Energia Elétrica: Os Terminais de Virtualização, por serem equipamentos que não possuem peças como HD’s e coolers, e na maioria dos tipos também não possuem processador e memória, tem um baixo consumo de energia (consome cerca de 90% menos energia que um computador convencional).
  • Custos com Aquisição de Peças (manutenção): Os Terminais de Virtualização duram, em média, de 8  a 10 anos. Já os computadores comuns essa média cai para 5 anos e, geralmente, antes desse tempo, você precisa adquirir peças como memória, fonte e HD, seja para manutenção ou para upgrade.
  • Custos Operacionais: Com a administração e suporte de TI simplificados, redução de problemas de hardware, redução da necessidade de instalações de software por estação e, consequentemente, chamados de helpdesk, os profissionais de TI ganham mais tempo para se dedicarem ao negócio da empresa.

Sustentável

O Brasil é o segundo colocado em descarte de material eletrônico por ano (cerca de 100 mil toneladas de PCs). Os Terminais de Virtualização, por serem bens mais duráveis do que os computadores convencionais, são considerados como uma alternativa para este problema mundial. Além disso, os computadores convencionais geram muito mais lixo eletrônico para o meio ambiente após serem descartados.


 

“A Facilita TI é uma empresa capacitada para lhe auxiliar no seu projeto de Virtualização de Desktops e apresentar as melhores opções do mercado, com o melhor custo benefício para o seu negócio.”

Entre em Contato